sábado, 15 de outubro de 2016

Mossoró terá Expotour Católica durante Festa de Santa Luzia 2016

Por Oberi Penha


 
 
Com cerca de 300 mil habitantes, Mossoró possui localização geográfica privilegiada entre duas capitais nordestinas: Natal a 277 km e Fortaleza/CE a 260 km. Segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com território superior a 2 mil km², Mossoró oferece aos seus visitantes uma grande diversidade de atrativos naturais, que podem variar das serras ao litoral, além de possuir a única estancia de águas termais do Norte/Nordeste.


Considerada um dos municípios de médio porte brasileiro mais atraente para investimento no país, Mossoró possui uma forte economia, sendo grande produtor de petróleo, gás natural, sal marinho e frutas tropicais, com início também da exploração da atividade do Turismo.
Qualificada como uma das 20 futuras metrópoles brasileiras pela revista Veja, e apontada pela Revista Exame como um dos corredores da riqueza do Brasil, Mossoró influencia uma região com cerca de 60 municípios dos Estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará, compreendendo uma população estimada em 1 milhão de habitantes, tornando-a um mercado altamente consumidor.
Reduto Cultural, Mossoró é reconhecida como a Capital do Cultural do Estado, possuindo um vasto calendário de eventos, considerado o maior da Região Nordeste, que atrai visitantes de todas as partes do Brasil e do exterior. Sua história é marcada por atos de liberdade, pioneirismo e bravura, geralmente contada através de belíssimos e elogiados espetáculos teatrais.
É neste contexto que está inserido uma das maiores celebrações religiosas do Brasil: A Festa de Santa Luzia.
O EVENTO
 
 
A Festa de Santa Luzia realizada em Mossoró, é considerada o maior evento religioso do Estado do Rio Grande do Norte e uma das maiores celebrações do gênero existente no país.
A cada ano, milhares de fies de todo Brasil e do exterior chegam a Mossoró para acompanhar as festividades da santa protetora da visão, que ocorre sempre no mês de dezembro, em data fixa de 03 a 13.
Com uma programação diversificada e movimentada, a Festa de Santa Luzia é composta por missas, novenas, apresentações culturais, shows musicais, espetáculo teatral, parque de diversões e outras tantas atividades culturais.
Este ano, a Festa de Santa Luzia receberá pela primeira vez, dentro de sua programação, a 1ª edição da Expotour Católica, feira temática que agrega exposição através de estandes, festival gastronômico, seminário religioso, além de 4 polos de turismo, que promoverá passeios com o objetivo de divulgar aos inúmeros visitantes que chegam à cidade neste período, as potencialidades turísticas de Mossoró e Região.
O espetáculo teatral “Oratório de Luzia” que narra a história de vida e morte da virgem de Siracusa, sucesso de público e de crítica, realizado todas as noites para milhares de espectadores no adro da Catedral que considerada o símbolo da fé dos mossoroenses, e a Procissão do dia 13, que arrasta cerca de 200 mil pessoas pelas ruas de Mossoró, se destacam entre as tantas atividades do projeto e se constituem como os principais momentos das festividades.


VANTAGENS PARA O PATROCINADOR
  
O Turismo religioso, conforme estudo recente realizado pela Embratur e o Ministério do Turismo, está entre as principais atividades do segmento turístico em todo o mundo, sendo responsável pela maior transferência de dividendos econômicos que possibilitam o aquecimento da economia em torno de onde esteja concentrado o evento. A Festa de Santa Luzia é uma excelente oportunidade de comunicação e relacionamento de marketing. A área do evento abrange cerca de 20 mil m², onde são montadas entre outras estruturas: palco, estandes, barracas, praça de alimentação e artesanato, com a expectativa de que mais de 500 mil pessoas, entre as classes A, B, C e D, visitem o evento durante os 10 (dez) dias de sua realização, possibilitando visibilidade ao patrocinador que tenha sua marca, produto ou serviço diretamente associada ao evento através de um mix de publicidade  que envolve contrapartidas como: TV, jornal, rádio, folheteria, outdoors, espaços para instalação de blimps (balões infláveis) e redes sociais, em diversos níveis em caráter local, regional e nacional.


                                                                                                                                      
                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário