segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Mossoró volta a ter festival aéreo em 2017



Em reunião ocorrida no último domingo, 27, na sede do Aeroclube de Mossoró, localizado no Aeroporto Dix-Sept Rosado, a diretoria do Aeroclube, através de seu presidente, José Diomar Freire e o comandante Aviador Sergio Rosado Maia, resolveram retomar a realização do FAM – Festival Aéreo de Mossoró, cuja última edição ocorreu no ano de 2008 e que à época fez pousar mais de 100 aeronaves atraindo milhares de pessoas ao aeroporto mossoroense.

O FAM chegou a trazer a esquadrilha da Fumaça (que já foi contatada para retornar em 2017) fazendo com que na oportunidade, no ano de 2007, mais de 50 mil pessoas comparecessem ao aeroporto de Mossoró. Um ano antes, em 2006, a ABUL – Associação Brasileira de Ultraleves, qualificava o evento como o maior do gênero da América do Sul.

Compondo o formidável calendário de eventos de Mossoró, o FAM costumava ser um dos eventos mais esperados do ano, devido a sua conjuntura com uma programação diferenciada, envolvendo exposições de aeronaves, acrobacias aéreas, aeromodelismo, motociclismo, praça de alimentação, paraquedismo, seminário, banda marcial, associada à venda de aeronaves e peças e equipamentos na V edição da feira ExpoAir Nordeste. Tudo isso comporá novamente o evento previsto para ser retomando no mês de novembro de 2017.

Para produzir o projeto e atrair patrocinadores, o Aeroclube de Mossoró convocou o Consultor de Turismo Oberi Penha, que à época também fazia parte do processo de realização do FAM, a razão de começar a trabalhar o evento com um ano de antecedência deve-se ao fato de apresentar o projeto no âmbito federal, no sentido de obter recursos públicos do Ministério do Turismo e de entidades privadas, cujos orçamentos para investimentos do próximo ano estão sendo definidos neste período.


O evento pretende também trazer de volta como parceiros as principais instituições do segmento da aviação nacional como a FAB, a ANAC, a ABUL, o SINDACTA, e principalmente a Base Aérea de Natal e Fortaleza, e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que colocarão estandes de exposição e aeronaves estáticas para visitação do público, realizando também rapel com helicópteros.

Como novidades serão realizadas ações sociais e ambientais/ecológicas, além de ser criada uma programação noturna com shows musicais em um dos hangares do aeroporto com a instalação de uma praça de alimentação no conceito de Food Park, com grandes possiblidades de uma das atrações ser o cantor e aviador Waldonys que participava da maioria das edições realizadas de 2001 a 2008.


Como principais atrações, a 8ª edição do FAM contará com as incríveis acrobacias aéreas com aeronaves e pilotos especiais e a formidável Esquadrilha da Fumaça com suas performances espetaculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário