segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Operação Sorriso Brasil realiza 60 cirurgias em Mossoró esta semana


Voluntários da Operação Sorriso Brasil estão hoje em Mossoró para a realização de 60 cirurgias reparadoras gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina). A ação acontece até o próximo sábado, 21, com cirurgias que serão realizadas no Hospital Wilson Rosado.


Durante todo o dia de hoje serão feitas as triagens, no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (Pam do Bom Jardim), traçando um mapa cirúrgico, em adultos e crianças, que se submeterão a cirurgias a partir da próxima quarta-feira, 18.

A Operação Sorriso Brasil está em Mossoró com 60 voluntários vindo de sete países, entre eles profissionais da Saúde de nove áreas, além do apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, através das Secretarias de Saúde e Educação. “A importância do apoio local é máxima. Nós trazemos uma equipe com 60 profissionais especializados, mas é importante que a população se engaje. A Prefeitura está nos ajudando com transporte, com profissionais, com doações, mas a população também tem que ajudar. Nós trazemos a cirurgia, que é o mais caro, mas precisamos de coisas como as cestas básicas, para as pessoas atendidas, lanches para os voluntários. Queremos ver se ainda este ano criamos um grupo de voluntariados na cidade, que já vão trabalhando desde antes. São muitos pontos necessários, inclusive para promover um pouco de conforto aos pacientes e seus familiares. Já distribuímos mais de 90 senhas para a triagem, aí se contar com os acompanhantes, são cerca de 200 pessoas que temos aí fora”, disse Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

A vice-prefeita Nayara Gadelha, que é odontóloga, parabenizou as famílias que estão dispostas a ajudar as crianças. “Quero agradecer aos voluntários da ONG, que vieram até de outros países, para essa ação tão importante que busca também a socialização. Agradeço também aos familiares dos pacientes por esse engajamento”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini visitou o Pam do Bom Jardim hoje pela manhã, para conferir de perto os serviços prestados. “Estou muito feliz em ver as crianças que já foram submetidas a cirurgia, como estão bem, além de ver quantas delas ainda vão passar pelo atendimento, vão ter a oportunidade de ser beneficiadas. Ações como estas nós iremos sempre apoiar”, afirmou.

Além da Prefeitura Municipal de Mossoró, estão apoiando a ação a Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos dias (Mormons), a Igreja Bola de Neve, a Ordem DeMolay, o Centro Educacional Alfa e o Hospital Wilson Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário