quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde anuncia lançamento da campanha de prevenção DST/AIDS

Com a proximidade do período de carnaval, a Prefeitura de Mossoró lança a campanha com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) e Aids. O lançamento das ações acontece no próximo domingo, 19, na Praça de Esportes, a partir das 17h.

A programação vai contar com aula de dança, distribuição de preservativos e materiais educativos, além de testes rápidos de Sífilis e HIV.  “O objetivo é realizar ações de prevenção no período pré-carnavalesco, com educação permanente e distribuição de preservativos na rede de saúde e assistência social”, explica a coordenadora do programa, Conceição Melo.


As ações seguem durante a semana que antecede o carnaval. Na quinta-feira ,23, a Coordenação do programa realiza uma ação na Praça do Pax, a partir das 07h30, com orientações sobre prevenção. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Na sexta, 24, serão realizadas blitzen nas entradas de Mossoró com distribuição de preservativos e materiais informativos. O trabalho que conta com os profissionais da Saúde inicia a partir das 8h.

Casos

Em Mossoró, com base nos dados dos últimos quatro anos, foram notificados 246 casos de HIV/AIDS e 39 casos de gestantes soropositivas. A faixa etária predominante é de 20 a 49 anos. “Nos últimos anos nota-se entre a população jovem uma significativa diminuição do uso de preservativos e, consequentemente, o número de pessoas acometidas por infecções sexualmente transmissíveis”, detalha Conceição Melo.

As ações da campanha no Município são articuladas pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância à Saúde, Programa Municipal DST/AIDS, e parcerias com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário