terça-feira, 18 de abril de 2017

Ficro 2017

Por Oberi Penha

Um dos mais tradicionais projetos do movimentado e diversificado calendário de eventos de Mossoró está de volta, e com grandes novidades. A FICRO – Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, realizada desde 1987 em Mossoró, em uma bem sucedida parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Mossoró – ACIM e o SEBRAE/RN, já tem data definida. A maior feira de negócios da região será realizada entre os dias 13 a 16 de setembro deste ano.
A primeira novidade é que, 11 (onze) anos após ter sido realizada pela última vez na Estação das Artes Elizeu Ventania, a FICRO voltará para um dos locais mais tradicionais para eventos na cidade. A segunda é que terá incorporada à mesma a I MTR – Mostra de Turismo Regional, em uma prova inequívoca da dimensão que tem tomado a atividade do Turismo em Mossoró e Região e, por fim, a terceira novidade é que Feira pode vir a ser integrada a um mega evento para a cidade.
Em razões das dificuldades econômicas e financeiras por qual atravessam a cidade, o Estado e o Pais, a FICRO não foi realizada no ano passado, quebrando uma sequência de 28 anos sendo feita na segunda maior cidade do RN. À época, a ACIM em entendimento com o SEBRAE/RN, optaram por não realizar a tradicional Feira. A impossibilidade de apoio financeiro pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Mossoró, também contribuíram para que o evento não ocorresse.
Desta feita, o Presidente da ACIM, José Carlos Lins Matos, decidiu junto com seus pares diretores que a FICRO deveria ser realizada este ano, uma vez que a mesma sempre foi sinônimo da pujança econômica de Mossoró e Região e que sua realização também serviria para contribuir na retomada do crescimento da economia local, como também elevar a autoestima dos mossoroenses.

A possibilidade que a FICRO seja realizada dentro de um mega evento, envolvendo outras instituições representativas de Mossoró, como a CDL, o SINDIVAREJO e o SINDUSCON, este último com a CASA MIX, que também seria realizada no mesmo período, porém, na Praça de Eventos é grande. Existindo ainda a possibilidade de ser realizada uma campanha de aquecimento ao comercio local, denominada de AQUECE MOSSORÓ, pela CDL.
O planejamento do mega evento já vem sendo discutido pelas entidades citadas, que deverão contar com o apoio da Prefeitura de Mossoró com investimentos de melhoria nas estruturas e equipamentos do Corredor Cultural como o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, a Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania, o Museu do Petróleo, o auditório, a praça Ulrick Graff, o largo Porcino Costa e a Praça de Eventos Gabriel Negreiros, visando receber todos os eventos que compõem o projeto.
A realização da I MTR – Mostra de Turismo Regional que contará com o apoio do SEBRAE/RN e do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Turismo, com recursos do Programa RN Sustentável, deverá ser o grande atrativo da FICRO, vez que a intenção é reunir as prefeituras cujos municípios integram os Polos de Desenvolvimento do Turismo do RN, denominados de Costa Branca e Serrano, além dos roteiros turísticos “Rota das Falésias” e o “Do Sertão para o Mar” gestado pelo SEBRAE/RN.
Ocorrerão ainda palestras temáticas, passeios turísticos pela região com agências e operadoras de viagens de vários Estados do NE, que participaram da Mostra através de um famtour.
A Feira contará com praça de alimentação estilo Food Park, mostra de artesanato e apresentações culturais. Além disso, ocorrerão rodadas de negócios e palestras empresariais realizadas pelo SEBRAE/RN, projetos sociais dos sistemas FIERN, Fecomercio e FACERN, exposição de veículos e mostra de moda.
Como podemos ver a FICRO voltará com tudo. Como Coordenador do projeto desde o ano de 2003, sinto-me honrado por mais uma vez, a convite da ACIM, participar ativamente deste novo momento da maior feira de negócios da região. A partir da próxima segunda feira, a FICRO já estará pronta para receber empresas e empresários interessados em adquirir estandes e fazer do evento uma vitrine para massificar suas marcas, produtos e serviços. A partir do dia 24/04 o site www.ficro.com.br estará disponível para que reservas de estandes sejam feitas de forma on-line. Para maiores informações os interessados deverão entrar em contato pelos telefones (84) 3316.1018 / 98787.9325.


Nenhum comentário:

Postar um comentário