quarta-feira, 3 de maio de 2017

Carro fumacê intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

O carro fumacê começa a circular a partir desta quarta-feira, 3, pelas ruas da cidade. A ação visa intensificar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.



A princípio, o carro fumacê circulará por dez bairros. "As áreas foram escolhidas com base em normas técnicas de acordo com o aparecimento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti nas últimas três semanas", explica  a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ednaide Menezes, destacando que há possibilidade de expandir as ações para outros bairros, posteriormente.


O trabalho do carro fumacê é realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró. A orientação é que as pessoas fiquem atentas e abram as portas e janelas das casas, durante a passagem do carro fumacê, para melhorar a efetividade do inseticida. 

Além do carro fumacê, o CCZ vem realizando um trabalho contínuo de prevenção e controle ao mosquito Aedes Aegypti. São visitas periódicas dos agentes de endemias nas residências, trabalho de orientação com a população e uso de larvicidas para combater às larvas do mosquito. Também vem sendo desenvolvidas, desde o início do ano, mobilizações nos bairros no intuito de orientar e engajar a população nas ações de combate ao Aedes aegypti. 

As ações desenvolvidas pelo CCZ têm tido resultados positivos, segundo informa Ednaide Menezes. No primeiro trimestre de 2017, por exemplo, o município reduziu o número de casos de dengue em 90% e os casos de chikungunya, em 99%, comparado ao mesmo período do ano passado.

- Bairros que receberão o carro fumacê 



Alto de São Manoel 
Alto Sumaré
Barrocas
Belo Horizonte 
Bom Jardim
Costa e Silva
Dom Jaime Câmara 
Pereiros
Ilha de Santa Luzia 
Santo Antônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário