terça-feira, 9 de maio de 2017

Governo Federal recebe sistema de dados da Assistência Social criado pelo Governo do RN

Governo Federal recebe sistema de dados da Assistência Social criado pelo Governo do RN
A secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, apresenta em Brasília, nesta terça-feira (9), o novo sistema de informações criado pelo Governo do Estado. Trata-se do Cadastro de Dados do RN (CadRN) que é uma ferramenta que permite aos profissionais da assistência social ter acesso ao diagnóstico sócioterritorial da população. Ao tomarem conhecimento do CadRN, tanto o Governo Federal, quanto o Governo do Ceará demonstraram interesse em utilizá-lo. Com isso, Julianne Faria fará a apresentação e entrega do sistema nesta terça-feira, às 11h30, em Brasília, no 3º Encontro do Fórum Nacional de Secretários (as) de Assistência Social.

Segundo a secretária Julianne Faria, a criação do sistema ocorreu a partir da necessidade de uma ferramenta voltada para a vigilância socioassistencial do Estado, na qual seria possível verificar a realidade do Rio Grande do Norte e servir de parâmetro para os programas sociais do Governo. “Com o CadRN, o Governo e as Prefeituras poderão se basear para elaboração de programas e de projetos, adequando-os às reais necessidades da população. Caberá às Prefeituras fazer seu constante acompanhamento e atualização, a exemplo do que ocorre com o Cadastro Único”, explicou.
Os dados do CadRN são extraídos do Cadastro Único, do Governo Federal, mas diferente deste último, ele poderá ser acessado por uma gama mais ampla de profissionais que precisam de dados para implementação de políticas públicas. Criado a custo zero por técnicos do próprio Governo do Estado, o CadRN possui dados como a população que tem acesso a água encanada, coleta de lixo, calçamento, habitação, energia elétrica, dados de pobreza e de alfabetização. Tudo apresentando por município e fácil navegação.
Além do CadRN, a secretária vai apresentar também o balanço de todas as ações da Sethas-RN durante a atual gestão como a ampliação do programa Restaurante Popular, criação do Transporte Cidadão e do Moradia Cidadã. “Vamos mostrar que é possível fazer muito mesmo em tempo de crise, para isso, temos muita criatividade”, disse Julianne Faria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário