quarta-feira, 7 de junho de 2017

Profissionais da Educação são treinados para o Censo Escolar 2017


Todos os profissionais que trabalham com registro de documentos nas Escolas Fundamentais e nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino estão voltados para a coleta e inserção de dados para Censo Escolar 2017, que é feito por meio do Educacenso. Para isso a Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer, através do setor de Registro Escolar, está promovendo treinamento para que Diretores de Ensino e Secretários Gerais possam executar o trabalho com segurança.

O treinamento está acontecendo no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte nesta terça-feira, 05, e nesta quarta-feira, 07. No primeiro dia foram treinados os profissionais das Escolas e UEIs da zona urbana e no segundo dia será a oportunidade dos profissionais da zona rural.


O trabalho é direcionado para a 1ª fase do Censo Escolar que consiste em cadastrar e inserir alunos e professores em suas respectivas turmas, além de registrar a própria escola detalhando toda a sua estrutura informando quantidade de salas, equipamentos existentes na unidade de ensino entre outros detalhes. Cada Escola e UEI tem até o mês de julho para concluir as exigências da primeira etapa.

“O objetivo desse treinamento é esclarecer possíveis dúvidas levantadas pelos profissionais das escolas que inserem os dados no censo escolar. Por mais que esses profissionais tenham experiência nesse tipo de trabalho o treinamento se faz necessário já que o Educacenso de um ano para o outro pode apresentar alterações e esses diretores e secretários gerais precisam ter esse conhecimento”, apontou Ecilvia Batista, coordenadora do Registro Escolar da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer.

CENSO ESCOLAR - O Censo Escolar é uma ferramenta indispensável para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. Os dados inseridos servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.


Nenhum comentário:

Postar um comentário