quinta-feira, 20 de julho de 2017

Famílias beneficiadas pelo BPC devem procurar inserção ou atualização do Cadastro Único


A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, está convocando as famílias com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) de assistência ao idoso e à pessoa com deficiência para se inscreverem no Cadastro Único ou atualizarem seus cadastros.


De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini, cerca de duas mil famílias precisam dessa inserção ou atualização. “As famílias beneficiárias do BPC deverão encaminhar-se até dezembro deste ano de 2017 aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos seus respectivos bairros para sua inserção no sistema, evitando a suspensão do seu benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social”, destacou.

Desde novembro de 2016, a inscrição no Cadastro Único para programas sociais se tornou obrigatória para o requerimento, a concessão e a revisão bienal do BPC. Além disso, de acordo com o Decreto Presidencial nº 8.805, de 07/07/2016, as informações também devem ser mantidas atualizadas.

O gerente do CadÚnico, Max Holanda explicou que esta é uma determinação do Governo Federal e quem não estiver inserido, ou com os dados atualizados, pode perder o benefício a partir do próximo ano. “É importante que as pessoas venham procurar o serviço para que não deixe de receber o benefício a partir de próximo ano”, disse Max Holanda.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude está localizada na Avenida Jerônimo Rosado, próximo ao Colégio Dom Bosco, e o Plantão Social na Rua José de Alencar, por trás da Riachuelo. Para mais informações, o setor atende nos números 3315-4995 e 3315-4987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário