quarta-feira, 12 de julho de 2017

Prefeita Rosalba reúne bancada de vereadores para apresentação da metodologia de construção do PPA



A prefeita Rosalba Carlini reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, a bancada governista de vereadores para apresentação da metodologia de trabalho que será utilizada na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018.

O encontro contou com a participação dos secretários municipais Aldo Fernandes, Anselmo Carvalho e Aglair Abreu; e dos vereadores Izabel Montenegro (presidente da Câmara), Alex Moacir, Zé Peixeira, Francisco Carlos, Ricardo de Dodoca, Aline Couto, Manoel Bezerra, Tony Cabelos, Flávio Tácito, Didi de Arnor e Emílio Ferreira. As vereadoras Sandra Rosado e Maria das Malhas não compareceram por problemas de saúde.

O secretario municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, explicou que o PPA é um planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes estratégicas, programas temáticos, indicadores, objetivos metas e iniciativas da município para execuçao em um período de quatro anos e que o objetivo das discussões em torno deste documento é buscar promover a integração do planejamento das leis orçamentárias com o planejamento das políticas e ações da administração municipal. "Hoje existe inconsistência entre o orçamento e os recursos. Há casos em que há recursos, mas não existe orçamento, e outros em que o orçamento está abaixo dos recursos", relatou o secretário.

Entre as ações previstas para elaboração do PPA está a realização de atividades para a participação popular, incluindo oficina para apresentação de propostas. A população pode colaborar também por e-mail (sugestoesppa@prefeiturademossoro.com.br), telefone (3315-4822) e através da redes sociais e da Ouvidoria do município.



Rosalba ressaltou que a contribuição dos vereadores para o PPA é de grande importância, dado que os parlamentares estão mais próximos da população. "A casa do vereador é a primeira porta da comunidade. Ele conhece a cidade e os seus problemas e pode contribuir para um orçamento participativo", afirmou.

A prefeita cobrou a todos que forem contribuir para que coloquem no papel o que for exequível e prioritário, citando a conclusão de projetos já iniciados, como o saneamento básico, como exemplo.

A presidente da Câmara, vereadora Izabel Montenegro, reforçou aos colegas que sejam priorizadas obras inacabadas, já que mais de 50 obras foram encontradas paralisadas pela atual gestão municipal. 

O vereador Francisco Carlos defendeu a requalificação do que já existe, em se tratando de escolas e unidades básicas de saúde. "Não é o momento de ampliar, mas de reconstruir para melhorar o que já existe", avaliou.

Na reunião foi apresentado o cronograma de atividades do PPA e da LOA. A previsão é que os dois documentos sejam protocolados no dia 25 de agosto na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário