terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ministro diz que proposta de privatização da Eletrobras será enviada ao governo nesta quarta

ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta terça-feira (22) que vai submeter nesta quarta (23) ao conselho do Programa de Parcerias de Investimento a proposta de privatização da Eletrobras.

O PPI é o colegiado que trata de privatizações e concessões dentro do governo Michel Temer. A entrega da proposta de privatização é um passo inicial no processo.

Nesta segunda (21), o ministério já havia comunicado a Eletrobras que iria propor a "redução da participação da União" no capital da estatal.

No comunicado, o ministério disse que será feito um aumento de capital da Eletrobras, do qual o governo não irá participar. Consequentemente, cairá a fatia governamental na empresa.


O ministério apontou que, por conta da crise econômica e da situação das contas públicas, não há hoje "espaço para elevação de tarifas nem para aumento de encargos setoriais", e que "não é mais possível transferir os problemas para a população."

O valor de mercado da Eletrobras é estimado em R$ 19,5 bilhões, de acordo com dados da B3 considerando o fechamento das ações na sexta-feira (18).

- Hoje a União tem 51% das ações ordinárias (com direito a voto) e fatia de 40,99% no capital total da Eletrobras;

- Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu braço de investimentos, o BNDESPar, têm, juntos, 18,72% do capital total da empresa;

*G1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário