quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Souza enaltece serviços oferecidos pela Liga Mossoroense de Combate ao Câncer



O deputado Souza (PHS) registrou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (23), a visita que fez à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), na cidade de Mossoró. O parlamentar ressaltou a qualidade dos serviços oferecidos na unidade e solicitou a divulgação dos mesmos. Mais de mil pacientes, dos mais de 60 municípios da região Oeste, são atendidos no local.



“Visitei toda a estrutura da unidade, acompanhado da nova direção que tem à frente Marcondes Diógenes e, apesar da Liga Mossoroense abranger mais de 60 municípios, esses em boa parte não têm conhecimento dos serviços prestados e ofertados à população, e que por desconhecimento deixam de dar um apoio ao seu funcionamento”, disse Souza.

Para Souza, a Liga Mossoroense apresenta boa estrutura física e um quadro de profissionais capacitados a atender à população. O deputado disse que não há filas para o atendimento, além de ser uma unidade 100% financiada pelo Sistema Único de Saúde.

A unidade de saúde realiza sessões de quimioterapia, radioterapia e existe uma ala específica para atendimento aos pacientes pediátricos. O parlamentar destacou ainda que, por ser uma unidade de estudos, há uma discussão em torno da institucionalização de programas junto aos alunos de graduação da Uern e Ufersa, nos campos da pesquisa e investigação sobre o câncer, como também o fomento para estágios. “Também está em discussão submeter propostas de residência médica junto ao Ministério da Educação e ao da Saúde, a fim de oportunizar ao egresso de medicina a formação de qualidade na própria região”.

Souza fez um apelo para que a Assembleia e os municípios alcançados pelo trabalho da Liga se mobilizem, no sentido de avançar num diálogo capaz de fortalecer a atuação da unidade. “O câncer não pode esperar, ignora a burocracia pública e, num ponto, ele parece ser extremamente previsível: não escolhe ninguém por classe social. Todos podem ser atingidos e um grande diferencial no seu enfrentamento é termos instituições como a Liga Mossoroense”, finalizou Souza, solicitando também à Secretaria Estadual de Saúde o processo de contratualização que beneficie, através de recursos financeiros, a Liga.

Em aparte, o deputado Hermano Morais (PMDB) também defendeu a comunicação, entrosamento e articulação entre os entes para melhor atender à população na área da saúde e tratamento ao câncer. Márcia Maia (PSDB) ressaltou ainda a necessidade de melhor utilização dos serviços da Liga na região Mossoroense, enquanto o deputado Getúlio Rêgo (DEM) falou da necessidade de se fazer uma corrente para que o Estado transforme a saúde em prioridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário