quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Começou hoje o Curso Específico de Formação de Agente Penitenciário

Começou hoje o Curso Específico de Formação de Agente Penitenciário
Começou ontem  Curso Específico de Formação de Agente Penitenciário – CEFAP.  O curso corresponde à 5ª fase do Concurso Público para provimento de 571 (quinhentas e setenta e uma) vagas para o cargo de Agente Penitenciário – Nível I da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC/RN).

A aula inaugural aconteceu durante a manhã de hoje na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), foi ministrada  pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Mauro Albuquerque, e contou com a presença do Secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, da presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, do secretário adjunto da Sejuc, Maiquel Anderson, do presidente da Comissão Especial do Concurso da Sejuc, Werbert Benigno de Moura, de diretores de unidades prisionais, de operadores do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo de Escolta Penal (GEP), e de representantes da Coordenação de Administração penitenciária.
Na ocasião, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes, representando o governador Robinson Faria, deu boas-vindas e parabenizou os alunos. “Todos vocês já são vitoriosos porque passaram a fase do concurso e agora estão no curso de formação. Isso significa que vocês são os mais preparados, mas ainda há uma fase difícil a vencer. Tenho certeza que o curso de formação não será fácil, mas o Governo do Estado espera de vocês todo o empenho. Talvez vocês ainda não saibam, mas essa equipe que vai treiná-los é a melhor do Brasil. Vocês vão sair daqui verdadeiros agentes penitenciários e espero de vocês trabalho, comprometimento e humanidade. Quero que vocês todos trabalhem firmemente no propósito de ressocializar os presos”, disse a secretária-chefe.
Representando o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, o juiz corregedor do Tribunal de Justiça do RN, José Undário Andrade, destacou a parceria do Executivo com o Judiciário.  “O Poder Judiciário e a Corregedoria Geral de Justiça do RN têm se irmanado com todas as forças de Segurança Pública do Estado para que a gente possa construir um estado melhor, mais seguro e, sobretudo, para que a gente possa ter um sistema penitenciário de excelência”, afirmou.
O CEFAP é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro (ESPEN) e está regido pelo Edital nº 008/2017- SEARH/SEJUC. O Curso abrange conteúdos adequados à matriz curricular nacional para a educação em serviços penitenciários e obedece aos critérios fixados no edital. Será exigida frequência de pelo menos 90% (noventa por cento) da carga horária total.
A titular da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), Sheila Freitas, ressaltou a importância da preparação dos alunos para o exercício das atividades diárias de agente.
“É preciso que todos se prepararem, sobretudo psicologicamente. A preparação física é importante para o trabalho que vai ser desempenhado, mas a preparação psicológica é essencial. Espero contar com os vocês, novos agentes, para melhoraria da segurança do nosso estado”, concluiu.
As aulas do CEFAP serão ministradas de domingo a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite com carga horária de até 12(doze) horas/aulas, obedecendo intervalos diários de uma hora cada. A partir e hoje à tarde às disciplinas teóricas do CEFAP serão ministradas no Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário