quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Detran participa do I Fórum de Debate sobre Acidentes de Trânsito do RN

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Júlio César Câmara, participou na manhã desta quarta-feira (20), do I Fórum de Debate sobre Acidentes de Trânsito do RN, organizado pela Coordenadoria de Justiça do Juizado Especial de Natal. O Fórum é uma das atividades relacionadas dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) planejada pelo Detran e órgãos parceiros do projeto Vida no Trânsito.

O debate foi aberto pela juíza de direito, Sulamita Bezerra Pacheco, que apresentou as diretrizes dos temas a serem o foco das intervenções e abriu espaços para os representantes de cada órgão de trânsito convidado para se apresentar e iniciar o debate de ideias. O juiz do Juizado Especial de Trânsito de Natal, Múcio Nobre, conduziu a roda de conversa apresentando sua experiência no julgamento de causas de trânsito.

Na ocasião, o diretor Júlio César Câmara apresentou um pouco do trabalho desenvolvido pelo Detran, apresentou dados estatísticos coletados e analisados pelo setor competente do Departamento, e se mostrou aberto ao fortalecimento da integração entre as instituições responsáveis pela segurança viária nas três esferas administrativas. “O Detran vem atuando com o objetivo maior que é salvar vidas, seja por meio das campanhas educativas ou através de fiscalização coercitiva, a exemplo da Operação Lei Seca. Sabemos que a integração é importante, por isso trabalhamos sempre junto dos demais órgãos”, disse.

Os temas abordados durante o Fórum versaram sobre a importância do trabalho articulado e colaborativo entre os órgãos, visando maior eficiência no atendimento aos usuários. Foi discutida e definida a jurisdição de cada instituição e a circunscrição das vias. Dados sobre acidentes de trânsito foram divulgados e analisados, como também foi avaliada a possibilidade de divulgação maior das competências definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de maneira a comunicar essas informações à população.

Além do Detran, o Fórum contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando de Policiamento Estadual de Trânsito (CPRE), Tribunal de Justiça do RN (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia de Acidentes de Trânsito da Polícia Civil, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), ITEP, Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Samu, CBTU, Seguro DPVAT e secretarias municipais de trânsito de Natal, Parnamirim e Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário