quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Parlamentares e reitores se reúnem para tentar recuperar orçamento das instituições de ensino superior


Em reunião articulada pela senadora Fátima Bezerra, que contou com a presença do relator setorial da área de Educação e Cultura no Orçamento Geral da União de 2018, senador Davi Alcolumbre, e da coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão,  parlamentares e reitores das universidades federais e dos institutos federais de ensino defenderam ampliação dos recursos para investimentos das instituições de ensino superior.


No Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) preliminar de 2018, o governo federal disponibilizou para investimentos das universidades apenas R$ 68 milhões, uma redução de 95% em relação a 2017. Já para institutos federais de Ensino, foram previstos R$ 87 milhões.  Essa redução orçamentária, segundo os reitores, inviabilizará a expansão, a reestruturação da rede de ensino superior e a aquisição de equipamentos, por exemplo.

Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra informou que será criado um grupo de trabalho, com parlamentares da Câmara, do Senado e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em defesa do orçamento das universidades e dos institutos federais. “ Se este orçamento de 2018 não for revisto, será decretado o colapso total nas universidades e nos institutos federais. Neste sentido, temos que chamar a atenção do Congresso Nacional, sensibilizando os parlamentares, para destinar emendas individuais, de bancada e de comissões, a fim de que tenhamos um orçamento que respeite a dignidade e o papel das instituições de ensino no país”, disse.

Nos encontros com os reitores e os parlamentares, o relator setorial Davi Alcolumbre garantiu que não será um mero “carimbador” da proposta do governo. Ao contrário: defenderá a recomposição do orçamento para as Universidade e Institutos Federais de Ensino e a descentralização dos recursos no Ministério da Educação. 
Participaram também do encontro, os senadores Paulo Rocha e Paulo Paim e os deputados Paulo Teixeira, Reginaldo Lopes e Maria do Rosário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário