quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Vereadores de Mossoró aprovam mudança em regimento para garantir reeleição da atual presidente Izabel Montenegro

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e tela
O que já vinha se desenhando nos bastidores da Câmara Municipal de Mossoró, veio à tona na sessão ordinária desta terça-feira (26).
Caiu a cláusula do regimento interno, que impedia a reeleição da presidência e demais membros da mesa diretora em uma mesma legislatura.
Algo que indubitavelmente não se pode considerar um avanço para nossa democracia, que tem como um de seus princípios basilares a possibilidade de alternância de poder.

A proposição de autoria do vereador Flávio Tácito (PPL) foi apresentada com pedido de urgência e atendendo convocação da Mesa Diretora, com aval da maioria da Casa, foi votada e aprovada em primeiro turno por 18 votos favoráveis.
Dois dos 21 vereadores estiveram ausentes na votação: Sandra Rosado (PSB) e Zé Peixeiro (PTN).
A atual presidente, Izabel Montenegro (PMDB) não votou.
A proposta será submetida agora a votação em segundo turno em até 10 dias.
Após aprovada em segundo turno, a mudança do regimento interno neste item permitirá que seja convocada, de forma antecipada, a eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020.
E assim, todos os caminhos levam a reeleição da atual presidente, Izabel Montenegro, que vem fazendo uma boa gestão - diga-se de passagem -.
No entanto, o ressurgimento do instituto da reeleição, na mesma legislatura, mais do que cheirar a mofo, denota uma permissibilidade, de que se atente contra a democracia a ferindo de morte, em um momento nebuloso da política brasileira. 
Ressalte-se, a ultima vez em que um presidente da Câmara Municipal de Mossoró foi reeleito em uma mesma legislatura, remontam os tempos da gestão do então vereador Júnior Escóssia. Período administrativo em que o poder legislativo mossoroense foi alvo da operação denominada "sal grosso", desencadeada pelo MP.
Atentemos, pois.
*Com fotos do blog do Skarlack



Nenhum comentário:

Postar um comentário