terça-feira, 17 de outubro de 2017

Melhoria dos gastos públicos é debatida em congresso internacional



O diálogo entre estado, governo e sociedade tem espaço no VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que teve início nesta segunda-feira, 16, na Escola de Governo. A partir do compartilhamento de saberes entre os participantes, busca-se definir estratégias e soluções para a melhoria dos gastos públicos e, consequentemente, “fazer uma gestão pública de qualidade, reforçada por rigorosa conduta ética”, ressaltou a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, durante a cerimônia de abertura.


O coordenador do congresso e professor da UFRN, Victor Branco de Holanda, adicionou que o evento apresenta programação multidisciplinar e com foco principal no cidadão. Segundo o professor, é preciso priorizar o estado em detrimento ao governo e a sociedade acima destes, visto que é a financiadora e o alvo das políticas públicas. “Que todos possam desenvolver a consciência de que zelar pela qualidade do gasto público deve ser compromisso de cada um”, defendeu. 

A necessidade de interação entre as áreas acadêmica e profissional foi destacada pelo secretário adjunto da Secretaria do Orçamento Federal (SOF), Márcio Luiz Oliveira, como forma de a administração pública aplicar na prática resultados de pesquisas realizadas nas universidades. A reitora da UFRN adicionou que a instituição está de portas abertas para receber os integrantes da contabilidade brasileira, tanto no intuito de ouvir boas ideias como também para apresentar os projetos e propostas da universidade com vistas ao aperfeiçoamento da gestão pública.

Participaram ainda da abertura a subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gildenora Milhomem; o controlador geral do Estado do RN, Alexandre Azevedo; a presidente da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP), Sandra Campos; o conselheiro Everildo Bento, como representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC-RN), João Gregório Júnior, e a presidente do CRC do Rio de Janeiro, Vitória Maria da Silva.

A programação completa e outras informações sobre o congresso estão disponíveis no endereço www.congressocq.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário