segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DIA DO AVIADOR SERÁ LEMBRADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NESTA TERÇA


Em alusão ao Dia do Aviador, comemorado anualmente em outubro, a Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (14) sessão solene que irá homenagear a Força Aérea Brasileira (FAB). Proposta pelo presidente do legislativo estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a solenidade acontece às 9h, no plenário da Casa Legislativa.


“Foi em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, que a Força Aérea Brasileira (FAB) teve seu batismo de fogo. A Aeronáutica em solo potiguar surgiu com a criação da Base Aérea de Natal, em 2 de março de 1942, sendo ativada em 7 de agosto daquele ano. Há 75 anos atrás, portanto, tinha início a história da Aeronáutica no Rio Grande do Norte”, relembra Ezequiel Ferreira.

A guarnição da Aeronáutica no Estado, que engloba dois grandes complexos instalados em Parnamirim: Ala-10 e Centro de Lançamentos da Barreira de Inferno, hoje é comandada pelo Brigadeiro do Ar, Pedro Luís Farcic, maior autoridade da Força Aérea em solo potiguar. A Aeronáutica, por seu valor e representatividade, rende homenagens ao grande brasileiro, Alberto Santos Dumont, que cobriu nosso País de glórias no dia 23 de outubro de 1906, ao ser responsável pelo 14 Bis, primeiro avião a ganhar os céus.

A FAB ficou conhecida na II Guerra Mundial como “O Trampolim da Vitória” completou 75 anos de ativação. A BANT tem hoje a missão de apoiar as unidades de Aeronáutica que nela operem permanentemente, temporariamente ou estejam sediadas. Atualmente, conta com Unidades que desempenham tarefas operacionais de formação de pilotos de caça, de transporte, de patrulha, de reconhecimento e de helicóptero e treinamento de militares e segurança do espaço aéreo nacional.

A Força Aérea Brasileira conta hoje com 67 mil homens e mulheres em seus quadros, tendo a missão de manter a soberania do espaço aéreo nacional, prevenindo e impedindo a prática de atos hostis ou contrários aos interesses do País. A solenidade vai contar com a presença de representantes da FAB de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil.

 “A Força Aérea Brasileira é uma das nossas mais insignes instituições, pois, operando em sintonia com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, mantém a convicção do seu dever de proteger o nosso país e de resguardar a política de desenvolvimento e de independência da Nação Brasileira”, afirmou o parlamentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário