GOVERNO RN

quinta-feira, 15 de março de 2018

Aniversário de Mossoró é lembrado no "Bom Dia Brasil" da rede Globo


Hoje, 15/03 é comemorado o Dia da Emancipação Política de Mossoró. Em 2018 a cidade completa 166 anos de emancipação.

História

No dia 15 de março de 1852, o povoado de Santa Luzia de Mossoró passou a categoria de Vila, através do Decreto Provincial de nº 246, sancionado pelo Dr. José Joaquim da Cunha, Presidente da Província do Rio Grande do Norte. A medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando-se politicamente do Município de Assu, a quem pertencera até então, formando um novo Município, sendo elevada a respectiva Povoação à categoria de Vila de Mossoró, sendo o décimo nono município da Província.

Por nove anos, entre 2004 e 2013, Mossoró teve oficialmente como data de emancipação política o dia 9 de novembro, por força da Lei Municipal 2.009, promulgada em 9 de novembro de 2004, dia em que na verdade ocorreu a elevação da vila de Mossoró à condição de cidade em 1870, conforme consta na Lei nº 620. No entanto uma nova interpretação prevaleceu e essa lei foi revogada em 23 de maio de 2013, por força de Projeto de Lei do vereador Genivan Vale, que instituiu o dia 15 de março como dia da emancipação política de Mossoró ( Lei Municipal 3.028).

Repercussão

O dia da emancipação política do município foi lembrado em rede nacional pelo jornalista Chico Pinheiro no Bom dia Brasil. Como faz costumeiramente o apresentador fez saudação ao município aniversariate da data ao final do jornalístico matutino. Foi até mais amplo em seu comentário sobre a cidado no que diz respeito aos seus aspectos históricos e pioneirismo nas conquistas femininas. Disse o jornalista no encerramento do Bom dia Brasil:

"Olha, e Mossoró no Rio Grande do Norte está fazendo aniversário hoje. Mossoró 5 anos antes da lei áurea decretou o fim da escravidão, Mossoró 6 anos antes da mulher votar, uma mulher votou e era professora e árbitra de futebol, veja só! é acreditar que é possível." e fez essa ligação do pioneirismo e força da mulher em Mossoró com a luta da vereadora Marielle Franco, assasinada hoje, que antes de sua morte participou do encontro " Jovens Negras Movem Estruturas."


Um comentário:

  1. Tem pessoas aí dizendo que adora Mossoró e não fez um Bolinho pela passagem do seu aniversário. Parabéns Mossoró!

    ResponderExcluir