segunda-feira, 19 de março de 2018

Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia e terá mandato até 2024


Vladimir Putin foi reeleito presidente da Rússia n0 domingo (18) com ampla vantagem em relação aos seus adversários. No poder desde 1999, terá novo mandato até 2024.

Com 99,8% das urnas apuradas às 3h30 desta segunda-feira (horário de Brasília), Putin registrou mais de 76,67% dos votos, de acordo com a Comissão Eleitoral Central. Ele teve mais de 56 milhões de votos, número que supera seu recorde de 2004.
Há 14 anos, cerca de 49,5 milhões de votos foram computados para Putin, enquanto, em 2012, a votação para ele foi menor, com 45, 6 milhões de votos.

"Vejo nisto a confiança e a esperança do nosso povo", disse Putin, diante de uma multidão reunida na praça Manezh, perto do Kremlin.

Na segunda colocação, ficou o candidato Pavel Grudinin, apoiado pelo partido comunista, com 11,79% dos votos. Na sequência, aparece Vladimir Zhirinovsky, com 5,66% dos votos.

Oito candidatos disputaram o pleito, e Vladimir Putin foi considerado o favorito desde o começo. Sua liderança se consolidou após o maior opositor, Alexei Navalny, ser proibido de concorrer às eleições em dezembro do ano passado.

Eleição longa

Com os 11 fusos horários dentro do país, o pleito durou mais de 20 horas para ser concluído. A votação começou às 17h deste sábado (17), no horário de Brasília, com a abertura dos colégios eleitorais em Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, regiões mais orientais do país.

O comparecimento às urnas na Rússia foi de cerca de 59,7% da população, informaram números preliminares divulgados pela Comissão Eleitoral Central da Rússia.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário