GOVERNO RN

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Secretaria de Saúde define 39 pontos de vacinação contra influenza para dia 12 de maio


Neste sábado, 12 de maio, acontece em todo o país o dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a influenza. Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde definiu 39 pontos de apoio que vão imunizar diversas pessoas que se encontram dentro dos critérios do público-alvo da campanha. O Ministério da Saúde trabalha com a vacina trivalente, que protege da influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana (33 unidades) vão estar abertas das 8h às 17h, sem intervalo pra almoço, para imunizar o grupo-alvo da cidade. Já a zona rural terá um polo de apoio que acontecerá na Comunidade da Maísa. A Secretaria de Saúde entendeu que outros locais da cidade também precisam ter um espaço que possa garantir a imunização aos mossoroenses, por isso definiu que os bairros Cidade Oeste, Nova Mossoró, Wilson Rosado e Conjunto Alfredo Simonetti (Abolição V) receberão pontos de imunização. Outro apoiador que vai realizar vacinas no município é o Partage Shopping Mossoró.

Segundo o coordenador de imunização do município, Etevaldo de Lima, o Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), garantiu que enviará a Mossoró de 20% a 25% das doses do público-alvo. Esse número corresponde a quase 19 mil doses, que serão destinadas especialmente para o dia “D” de imunização nacional. A previsão é que essas vacinas cheguem até sexta-feira (11).

De acordo com MS, devem receber a imunização crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; pessoas com mais de 60 anos; jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas sócio-educativas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário