domingo, 4 de novembro de 2018

Índia inaugura a estátua mais alta do mundo



A Índia inaugurou nesta quarta-feira (31) a estátua mais alta do mundo, com 182 metros de altura, construída em homenagem a um dos heróis nacionais, Sardar Patel, autor da unidade do novo país surgido após a independência dos britânicos, em 1947, e a partilha do subcontinente.

"Eu me curvo ao homem que impediu a conspiração que visava a dividir a Índia em pedaços, o homem que acabou com todas as dúvidas sobre o futuro da Índia", disse hoje, durante a inauguração, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, idealizador do projeto.

A gigantesca estátua do líder da independência, erguida junto ao Tio Narmada, em seu estado natal de Gujarate, e com custo aproximado de 350 milhões de euros, foi concluída este mês, depois de cinco anos de construção.


Modi destacou a importância de inaugurar a escultura do homem "de ouro da história da Índia", projeto concebido quando era ainda chefe de Governo de Gujarate, pouco antes de sua vitória nas eleições gerais de 2014, que o levou ao comando do país.

"Nunca pensei que teria essa oportunidade como primeiro-ministro da Índia", disse Modi, enquanto pedia aos presentes, entre eles líderes do Partido do Povo Indiano (BJP, sigla em indiano), que gritassem em homenagem a Patel: "Imortal, Imortal!".

A escultura faraônica foi idealizada como um centro para turistas com hotéis, museus e inclusive uma frota de embarcações que permitirão chegar até a região.

Patel é conhecido como o "homem de ferro" da Índia - embora as milhares de peças de bronze que formam o exterior da estátua tenham sido fabricadas na China - pelos seus esforços por unificar o país após a independência da colônia britânica, no dia 15 de agosto de 1947, e a partilha que supôs a criação do Paquistão.

O líder também desempenhou papel fundamental na integração dos mais de 500 estados principescos independentes ao país, por isso a escultura foi batizada por Modi como "estátua da unidade."

De acordo com especialistas, a estátua, que desbancou do primeiro lugar em altura o Buda do Templo de Primavera, de 153 metros, localizada na China, representa o início da campanha para as eleições gerais do próximo ano.

Patel pertencia ao partido Congresso Nacional Indiano, agora na oposição, e foi ministro do interior no primeiro governo da Índia independente, liderado por Jawaharlal Nehru.

Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário