Sicredi


Em comemoração aos 83 anos da banda de música Artur Paraguai, será realizado nesta sexta-feira no Teatro Dix-Huit Rosado, às 19h30, um concerto, com a participação de Dayane Nunes. Alunos das turmas de canto lírico da Escola de Artes também irão participar.

A entrada é franca e aberta ao público. A Banda de Música Artur Paraguai foi fundada em agosto de 1936, apenas com o nome de Banda de Música Municipal. Em 1971 passou a se chamar de Artur Paraguai, em homenagem ao maestro que falecera em 31 de maio daquele ano.

Artur Paraguai nasceu em 30 de agosto de 1893. Era filho de Joaquim Justino Gomes, conhecido como Joaquim Paraguai, e Maria Justina Gomes, Maria Paraguai, nomes dados em função da participação dos avós na Guerra do Paraguai.

Artur Paraguai participou de formação de conjuntos e bandas musicais da cidade. Foi integrante da antiga “Charanga”. Era executor de todo instrumento de sopro e escreveu partituras musicais de fundo sacro. O Município o homenageou tornando-o patrono da Banda de Música Municipal e de uma rua da cidade.


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem