BANNER 1


A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), em parceria com o Grupo Missões Projeto Social, realizaram na manhã de terça-feira (08), uma ação alusiva ao dia das crianças, que é comemorado no dia 12 de outubro.

O momento contou com música, brincadeiras, lanches e a presença de um cão da raça Golden, que permitiu que as crianças pudessem realizar atividades de interação e brincadeiras, a chamada “cão terapia”. O tratamento do câncer, principalmente quando envolve radioterapia ou quimioterapia, resulta em muitos efeitos colaterais e desgastes para os pacientes. Assim, a presença do cão proporcionou a realização de atividades interativas entre animais e pacientes.

“Essas ações realizadas na Liga Mossoroense e na Casa de Apoio são muito importantes. Sabemos que os cachorros podem promover esse benefício da terapia, então foi mais um diferencial deste momento, onde comemoramos antecipadamente o dia das crianças”, frisa Valéria Viana, Assistente Social da Classe Hospitalar, que acolhe as crianças em tratamento na Liga Mossoroense e Casa de Apoio. 


Os animais terapêuticos são socializados e tendem a ser psicologicamente mais estáveis e calmos, sendo mais receptiva a aproximação de indivíduos desconhecidos, os quais cumprimentam calorosamente e amistosamente, sem turbulência, traços de hostilidade ou medo.

“Participamos do Grupo de Amigos que teve a iniciativa da ação e pensamos em trazer nosso cachorro de estimação, pois sabemos que a terapia com animais estimula hormônios que são benéficos durante o tratamento. No total, criamos quatro cães, tendo todo cuidado com vacinação, vermifugação e higiene dos animais, até porque eles são como se fossem membros da nossa família”, destaca a empresária Ana Paula, criadora do cão ‘Homer’, que participou do momento.


Para as crianças e acompanhantes assistidos pelas Instituições, uma oportunidade a mais de confraternização e alegria.  “Meu filho ficou apaixonado pelo cachorro. Esse momento é muito importante, as crianças ficam mais tranqüilas, se distraem e brincam”, ressaltou Albaneide Ribeiro, mãe do pequeno Thallysson Ribeiro, que faz tratamento de leucemia.

O Grupo Missões Projeto Social, que teve a iniciativa do evento, surgiu há cerca de dois anos e é composto por pessoas de diversos segmentos da sociedade, não possuindo cunho político ou religioso.

“Um dia passamos em frente à Liga Mossoroense e acabamos entrando para conhecer. Chegamos até a Assistência Social, onde tivemos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Liga Mossoroense e da Casa de Apoio. Assim, decidimos que iríamos realizar uma ação no local. Recebemos doações em dinheiro ou serviços, e conseguimos realizar hoje esta ação”, destaca Gilgamés Melo, membro do Grupo Missões Projeto Social.


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem