BANNER 1


Nova leva de mensagens do Vaza Jato mostra que os procuradores do Paraná programaram a divulgação da denúncia contra no ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia para abafar crise que havia entre o então presidente Michel Temer e a Procuradoria Geral da República, comandada por Rodrigo Janot.

A denúncia contra Lula foi apresentada em 22 de maio de 2017. Naquela época, uma conversa de Temer com Joesley Batista vazou depois de uma delação premiada de executivos da JBS. Havia suspeita do governo de que o diálogo teria sido editado antes da divulgação do conteúdo. A credibilidade de Janot e da PGR foi afetada.

As mensagens entre procuradores e membros da força-tarefa da Lava Jato começaram a ser publicadas no início de junho pelo The Intercept e outros veículos. O caso ficou conhecido como Vaza Jato. Deltan Dallagnol e os outros procuradores tiveram o conteúdo de conversas atribuídas a eles na série de reportagens.

De acordo com o The Intercept, na véspera da denúncia contra Lula, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima fez uma sugestão à força tarefa da Lava Jato. “Quem sabe não seja a hora de soltar a denúncia do Lula. Assim criamos alguma coisa até o laudo”, escreveu. “Acho que a hora está ficando boa, também. Vou checar se tem operação em Brasília. Se tiver, vai roubar toda a atenção”, respondeu Deltan Dallagnol.

Santos Lima teria concordado com a apresentação da denúncia e escrito a seguinte frase: “Vamos criar distração e mostrar o serviço”.

Abaixo os trechos de mensagens como foram publicados pelo The Intercept, sem correção de eventuais erros gramaticais:

21 de maio de 2017 – Filhos do Januario 1

Carlos Fernando dos Santos Lima – 20:02:26 – Quem sabe não seja hora de soltar a denúncia do Lula. Assim criamos alguma coisa até o laudo.
Deltan Dallagnol – 21:03:14 – Acho que a hora tá ficando boa tb. Vou checar se tem operação em BSB, que se tiver vai roubar toda a atenção

21 de maio de 2017 – Conexão Bsb – CWB

Deltan Dallagnol – 21:04:26 – SB, estamos querendo soltar a nova denúncia do Lula que sairia semana passada, mas seguramos. Contudo, se tiver festa de Vcs aí, ela será engolida por novos fatos… Vc pode me orientar quanto a alguma data nesta semana? Meu receio é soltarmos num dia e no seguinte ter operação, pq aí mata a repercussão
Sérgio Bruno – 21:24:03 – Sem operações previstas para esta semana
Dallagnol – 21:39:18 – Obrigado!

21 de maio de 2017 – Filhos do Januario 1

Dallagnol – 21:39:51 – Nesta semana não tem op de BSB (mantenham aqui óbvio). Da pra soltar a den Lula Cf acharmos melhor
Jerusa Viecili – 21:40:51 – Faremos o release amanha
Santos Lima – 21:45:18 – Vamos criar distração e mostrar serviço.

Poder 360



Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem