BANNER 1


A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde de quinta-feira, 27, uma reunião com coordenadores de departamentos da Atenção Básica e Atenção Especializada, para a apresentação do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus.

De acordo com Carla Cartaxo, coordenadora de Educação e Saúde, a Secretaria já vem reunindo setores da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Atenção Especializada, visto que já existe uma preocupação em alertar a população sobre o coronavírus. “O Município já vem com seus profissionais da Saúde trabalhando com a elaboração de um Plano de Contingência Municipal, já que no momento trabalhamos com o Plano de Contingência Estadual. O Município segue normas, baseadas no Protocolo do Ministério da Saúde, assim como o Plano de Contingência do Estado, adequando à realidade de Mossoró”, explicou.

Segundo ela, as medidas de prevenção e orientação estão sendo estudadas tanto pelos profissionais da Atenção Básica, como das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos hospitais e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). “Estamos todos interligados e unidos em busca dessa prevenção para Mossoró. Nós, enquanto equipe de saúde, estamos trabalhando para que a população fique tranquila”, acrescentou.

A capacitação está sendo ministrada pela enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica do Município, Kalídia Freitas. “Nós convocamos a reunião para discutir o Plano de Contingência Estadual, frente ao corona vírus. Estamos esclarecendo todas as possibilidades e as competências que cabem ao Município para enfrentar esta realidade”, disse.

A técnica da Vigilância Epidemiológica explicou que o próximo passo será a sequência das capacitações de forma específica para cada setor. “Estamos trabalhando para elaborar o nosso próprio Plano de Contingência, estamos apresentando o do Estado, para que tenhamos uma noção global enquanto município pertencente a este Estado e discutindo qual o nosso papel para a elaboração do nosso”, concluiu Kalídia Freitas.


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem