BANNER 1


A Câmara Municipal de Mossoró abriu o ano legislativo 2020, na terça-feira (4), com a leitura da mensagem anual do Executivo, feita pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A sessão inaugural foi prestigiada por instituições e segmentos sociais.

A presidente da Casa, Izabel Montenegro (MDB), conduziu os trabalhos. O vigário geral de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte de Melo, leu mensagem bíblica e refletiu sobre o Salmo 84. Em seguida, a Presidência passou a palavra à prefeita.

Rosalba Ciarlini apresentou vídeo, com retrospectiva de ações do governo, e iniciou a leitura. Prestou conta de realizações em todas as áreas da administração municipal, ao traçar paralelo entre a Prefeitura hoje e quando assumiu a gestão, em 2017.

Avanço

Lembrou, por exemplo, ter encontrado 30 obras inacabadas e R$ 126 milhões em dívidas. Destacou ter obtido equilíbrio fiscal, ao exemplificar que o limite prudencial de gasto com funcionalismo caiu de 64% para 48% da receita do Município.

“Esse respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal devolveu ao município condição de pagamento da folha”, frisou a prefeita, ao acrescentar que os percentuais de investimentos em Saúde (22,3%) e Educação (26%) superam os índices mínimos constitucionais.

Metas

Ainda sobre educação, apresentou indicadores sobre crescimento da taxa de alfabetização, aprovação e queda da evasão escolar. Sobre metas para o último ano do atual mandato, citou a conclusão de cinco UBS e reforma de outras 14 unidades.

Apresentou ainda ampliação do saneamento básico, pavimentação de novas ruas, recapeamento asfáltico e sinalização de vias, recuperação de estradas vicinais, instalação de lâmpadas de LED, entre outras realizações.

Por fim, destacou aprovação na Câmara, em 2019, da autorização para o Fundo de Financiamento à Infraestrutura e ao Financiamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, que viabilizará mais de 44 lotes de obras, segundo ela.

Retorno

Com a leitura da mensagem anual do Executivo, a Câmara Municipal de Mossoró retomará as sessões ordinárias, nesta quarta-feira (5), às 9h, quando haverá pronunciamento dos vereadores, votação de proposições e outras atividades.


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem