BANNER 1


A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou na 2ª feira (16.mar.2020) que os bancos estão “abertos e comprometidos” em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresa. Eis a íntegra do comunicado (49 KB).

De acordo com o comunicado, a medida vale para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Os 5 maiores bancos associados –Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander– vão atender aos pedidos.

A medida foi adotada em razão do novo coronavírus, que criou restrições no fluxo de bens, serviços e pessoas. “A Febraban e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo Coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória”, diz o comunicado.

A nota afirma ainda que a rede bancária e seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para “apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto”.

De acordo com a Febraban, a medida vale para dívidas de clientes com os bancos, em operações de crédito. Não vale, por exemplo, para quem tem 1 boleto para pagar a prestação de uma televisão.

Cada banco definirá seus próprios critérios para a renegociação da dívida com as empresas que forem prejudicadas com a disseminação do coronavírus. As regras vão variar de acordo com cada modalidade de financiamento. Os bancos vão decidir quais produtos financeiros estarão sujeitos à prorrogação do prazo de pagamento.

A prorrogação do prazo não é automática. O interessado precisa solicitar possível adiamento com cada banco.

A Febraban recomenda que, para evitar a ida às agências e a aglomeração de pessoas, os interessados entrem em contato com as instituições financeiras por telefone ou sites.

Poder 360


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem