BANNER 1


Monitoramento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (LAIS/UFRN) aponta em sua última atualização que o isolamento social em Mossoró está bem aquém do esperado e do ideal preconizado pelas autoridades sanitárias.

De acordo com o levantamento mais recente, o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus está em 37,64% da população. Este percentual foi registrado na última segunda-feira, 4. Segundo o laboratório, no dia 3 de maio, domingo, o índice de isolamento social no município chegou a 56,17%.

Das três cidades medidas, é o menor percentual registrado. Parnamirim tem o melhor desempenho na amostra. A terceira principal do estado tem 47,53% das pessoas respeitando a medida. O número é até superior a média do Rio Grande do Norte, que está em 42,34%. Natal tem 42,02%.

O levantamento também mostra o percentual nos últimos 30, 17 e 7 dias. No primeiro a cidade tem 51,38% da população respeitando a medida. No segundo, o número cai para 50,37%. No último reduz para 49,91%.

Ainda segundo o balanço, a única vez que o município atingiu o percentual ideal de isolamento social, que é de 70%, foi no dia 22 do mês passado. Naquele dia 70,10% da população mossoroense obedeceu a determinação e ficou em isolamento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), restringir a circulação de pessoas é a alternativa mais eficaz contra a propagação do vírus e é também a única forma que os governos têm para conter o avanço da pandemia.

O nível de isolamento social em Mossoró pode ser verificado no site www.covid.lais.ufrn.br

RN tem o 2º pior índice do Nordeste

Até a última quarta-feira, 6, o índice de isolamento social medido pela empresa de tecnologia In Loco no Rio Grande do Norte estava em 40,7 %. O percentual divulgado na quinta-feira, 7, era o 2º pior índice de isolamento entre os estados do Nordeste, a frente apenas do Sergipe (40,5%), e a 8ª menor taxa do Brasil.

Esta taxa é uma das menores registradas no estado desde a chegada da Covid-19 em território potiguar. O índice está bem abaixo do que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) considera ideal para frear o coronavírus - cerca de 60% de isolamento.

Coleta de dados

A tecnologia da In Loco é embarcada em aplicativos de parceiros e clientes (bancos e grandes varejistas, por exemplo). Os usuários que voluntariamente instalam esses softwares podem ou não permitir a coleta de dados pela In Loco, que informa claramente as finalidades previstas na sua política de privacidade.

A única informação coletada é a localização dos celulares, que é utilizada para fins de autenticação e verificação de segurança e anti-fraude, além de contagem de visitas em determinados estabelecimentos.

O que é isolamento social?

O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.

Por Edinaldo Moreno / Jornal De Fato


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem