BANNER 1


De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na quinta-feira (14), o RN tem 8.438 casos suspeitos, 2.537 confirmados, 6.636 descartados, 853 recuperados e 117 óbitos confirmados. Os óbitos em investigação somam 56.

O médico Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde do Governo do Estado, avaliou que considera que o momento exige unidade entre o Governo e os municípios e a adesão das pessoas às medidas protetivas. "O Governo do Estado está fazendo a sua parte, estamos abrindo novos leitos em todas as regiões. Esta semana teremos 11 novos leitos no Hospital Giselda Trigueiro, 6 em Pau dos Ferros, mais 10 no Hospital da Polícia Militar, em Natal, e na próxima segunda-feira estaremos transferindo uma enfermaria do Giselda para o Hospital Onofre Lopes, em parceria com a UFRN, o que vai abrir espaço para mais leitos naquela unidade", afirmou, lembrando que a abertura de novos leitos é limitada e a população precisa se recolher ao isolamento para reduzir o número de casos.

Para o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Onofre Lopes, da UFRN, e representante do RN no Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Ricardo Valentim, a pactuação e um maior comprometimento das prefeituras, instituições e cidadãos comuns com as regras de proteção previstas no decreto do Governo do Estado para o enfrentamento à pandemia do coronavírus são condições que antecedem a decretação de lockdown.

O especialista insiste que a sociedade como um todo precisa compreender a importância do isolamento social. "A taxa de isolamento está baixando, o que é extremamente preocupante. Ficar em casa deve ser compromisso de todos para preservar a sua vida e das outras pessoas. É uma oportunidade de salvar vidas, o que é super importante neste momento e significa a contribuição de cada um com a defesa da saúde pública, do setor produtivo e da coletividade. Só a partir daí poderemos começar a pensar em retornarmos à normalidade".


Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem